Tubarão
Tubarão - nadador sem limites
|
Não são uns monstros… | |
Os tubarões vivem nos oceanos do nosso planeta há cerca de 430 milhões de anos, o que quer dizer que já existiam quando os dinossauros desapareceram da Terra!
Elasmobrânquio é o nome científico dado a um grupo de peixes que inclui não só os tubarões tais como estamos habituados a ver no cinema e documentários, mas, também, as raias e mantas.
É muito importante notar que os tubarões são peixes e, portanto, não têm nenhum parentesco directo com os golfinhos, ao contrário do que muitas pessoas supõem. Existe uma grande variedade de tubarões. Cerca de 350 espécies, para ser mais exacto. Alguns exemplos mais comuns são: o enorme tubarão-baleia, que pode atingir 18 metros mas é completamente inofensivo; o famoso e temido tubarão-branco, que pode atingir 8 metros e que, infelizmente, tem uma fama terrível em muito devida ao filme "Tubarão".
Os tubarões tiveram suas populações drasticamente reduzidas neste último século e muitas espécies se encontram em situação de grande perigo. Mais de 30 espécies de tubarão estão em risco no Brasil (quase 40% das espécies presentes em nossa costa). No mundo, cerca de 100 milhões delas são capturados por ano. Uma das práticas comuns da pesca por divertimento é arrancar as nadadeiras e devolver o animal vivo para o mar, onde ele se afunda e até morrer.
ESPÉCIES DE TUBARÕES:
- Tubarão-baleia - Rhincodon typus
- Tubarão-branco - Carcharodon carcharias
- Tubarão-cabeça-chata - Carcharhinus leucas
- Tubarão-cobra - Chlamydoselachus anguineus
- Tubarão da Groenlândia - Somniosus microcephalus
- Tubarão de Galápagos - Carcharhinus galapagensis
- Tubarão-duende - Mitsukurina owstoni
- Tubarão-martelo - Sphyrna spp.
- Tubarão-tigre - Galocerdo cuvier
- Tubarão-touro - Carcharias taurus
- Tubarão-limão - Negaprion brevirostris
- Tubarão-Mangona - Carcharias taurus
- Tubarão-mako - Isurus oxyrinchus
- Megalodonte - Calycolpus megalodon (extinto).
Tubarão Azul
Conhecido também por Tubarão-Focinhudo, é um tubarão de alto-mar, muito FEROZ, que persegue cardumes de arenques e cavalas. Alcança até 3,5 m de comprimento. Pertence a família dos Carcarinídeos, e seu nome científico é Prionace glauca.
Tubarão Baleia
É o maior tubarão que se conhece, pode alcançar 20 metros de comprimento. Nativo dos mares tropicais de todo o mundo. Alimenta-se de pequenos peixes e plâncton, os quais filtram da água por meio de suas longas fendas branquiais. Pertence a família dos Ricodontídeos, ordem do Lamniformes e seu nome científico é Rhincodon typus.
Tubarão Branco
É considerado o mais perigoso dos tubarões Tem o focinho cônico, olhos negros e grandes dentes em forma de ponta de flecha. O Corpo é azul ou castanho-acinzentado. Pertence a família dos Lamnídeos e seu nome científico é Carcharodon carcharias.
Tubarão Martelo
Nome comum de aproximadamente dez espécies aparentadas de tubarões que vivem em mares tropicais e temperados.
Duas grandes extensões planas e laterais da cabeça dão-lhes uma força hidrodinâmica que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões. Pertence a família dos Esfurnídeos, ordem dos Galeiformes.
CURIOSAIDADES MUITO TUBARONAS…
· Um tubarão perde 30 mil dentes ao longo de sua vida.
· O animal vive em média entre 20 e 45 anos.
· Carnívoro absoluto, ele caça peixes pequenos ou os grandes que já estão moribundos. Nunca pára de nadar e gasta muita energia. Por isso, tem digestão super rápida e precisar comer constantemente.
· O tubarão é míope. Sua visão é captada apenas para enxergar objetos muito próximos. Em compensação, ele tem um sistema sensorial chamado ?linha lateral?. Quando há mudanças na pressão da água ou na corrente marítima, o tubarão as detecta. Desse modo, pode perceber a aproximação de um inimigo de grande porte, pela turbulência causada.
· Existem aproximadamente 450 espécies de tubarão distribuídas por todos os oceanos, em águas tropicais, subtropicais, temperadas e frias, desde regiões costeiras a profundidas de até 3.000 metros. Na costa do Brasil, foram registradas 81 espécies.
· A cada ano, cerca de 50 milhões de tubarões são capturados e mortos. Entre 1987 e 2002, só no Oceano Atlântico, houve uma redução de 50% da população de 8 tipos de tubarão. No mundo, 10 espécies correm risco de extinção.
· Apenas 27 espécies de tubarões já se envolveram em ataques a seres humanos. As mais freqüentes foram protagonizadas pelo tubarão-branco, tubarã-tigre e cabeça-chata.
· Números indicam que 20 a 25 pessoas morrem por ano em decorrência de ataques de tubarões. Para se ter uma idéia, no mesmo período, mais de mil pessoas morrem por causa de picadas de abelhas.
· O maior tubarão do mundo é o baleia, que pode atingir 20 metros de comprimento. O título de menor fica com o tubarão-anão que, adulto, mede 25 centrímetros. O cação-bagre vive mais: pode passar dos 80 anos. E o mais veloz é tubarão-anequim, que alcança 64 km/h.
· Há poucos animais que ameaçam os tubarões em seu ambiente. Entre eles, alguns grandes mamíferos como a orça e o cachalote.
· Diversas partes do corpo deste predador estão sendo utilizadas no tratamento de doenças. Sua cartilagem possui uma substância que, em animais de laboratório, mostrou-se inibidora do crescimento de tumores. Outra substância presente serve à produção de pele artifical. A córnea é usada para fazer transplantes em seres humanos.
· As nadadeiras do tubarão estão entre os derivados pesqueiros mais caros do mundo.
· Anualmente, são capturados cerca de 70 milhões de tubarões em todo o mundo.
· Os embriões do tubarão-tigre “brigam” dentro da barriga da mãe. O ganhador será o tubarãozinho que nascerá.
Habitat
Os tubarões vivem principalmente em mares quentes e temperados. São numerosos no Mar Vermelho, no Golfo do México e nas águas da Malásia e Austrália. Mas mesmo nos mares frios do Norte são encontradas algumas espécies. No entanto, alguns sobem os rios, como o Cabeça-Chata (Carcharhinus leucas), que chega até o Lago Nicarágua, na América Central.